<-- home

Verdades sobre a verdade

Muitas vezes me deparo com a tentação de ocultar um detalhe sobre um assunto em debate ou transparecer uma segurança que não tenho. A grande maioria das vezes, pode demorar um pouco, mas chego a conclusão correta. E a conclusão correta é ser totalmente honesto. Isso também pode ser chamado de humildade intelectual. O cerne da questão é você reconhecer o quanto sabe sobre um assunto. E ter a capacidade de colocar o ego de lado e ser educado por outros quando seu conhecimento é inferior. O oposto disso se chama desonestidade intelectual.

Ocultar não é a mesma coisa que mentir. Acho que existe um espectro de desonestidade intelectual. Sendo a mentira a pior de todas. Não existe nada mais degradante do que a mentira aos meus olhos. Quando alguém mente/oculta essa pessoa está em outras palavras dizendo: “eu não confio que conseguirei expor minhas ideias corretamente mesmo assim quero manter meu ego” ou então “não me importo com você, acho que não vale a pena explicar a verdade pra você”.

Nem sempre mentimos por ego ou algum motivo egoísta. Muitas vezes somos desonestos porque não queremos magoar a outra pessoa. Mesmo nesses casos a mentira é ruim. Nessas ocasiões estamos perdendo a oportunidade para ter um relacionamento muito mais verdadeiro com essa pessoa. Se sua esposa te pergunta se ela está gorda. Quando de fato ela está. Dizer que ela não está gorda significa que você não confia suficientemente na reação daquela pessoa perante a verdade. E não quer se dar ao trabalho de ter que explicar corretamente seus sentimentos para ela “você está gorda, eu me preocupo com você e quero o melhor para você e para o relacionamento…”.

Fato é, quando você decide em falar sempre a verdade você vai abrir as portas para esse tipo de conversa e talvez formar relacionamentos muito mais fortes. Relacionamentos baseados na verdade, que evitem sofrimentos desnecessários para ambas as pessoas. Talvez você perca um relacionamento ou outro no caminho, mas será que não é melhor se distanciar de quem não consegue ter um relacionamento verdadeiro?

Quando alguém comete desonestidade intelectual geralmente tento buscar “argumentar melhor”. Dar tempo, na esperança de que a pessoa possa “salvar a face”. Mas é nas sementes do obscurantismo intelectual que se planta a irracionalidade. Sendo assim, minha opinião é que é sempre necessário esclarecer os pontos, ainda mais quando se têm uma audiência. As demais pessoas podem ser educadas de forma errônea.

Por fim, é muito mais fácil falar a verdade. Quando você se compromete a ser honesto intelectualmente de uma forma absoluta a vida fica muito mais simples. Você não tem que se preocupar em manter uma narrativa. Você tem a realidade para validar seus argumentos. Você sente leveza e tranquilidade de espírito.